Sobre padrão de beleza!

Publicado em Beleza, Inspirações

Campanha da coleção “Barbie loves MAC”

De vez em quando ouço de amigos e conhecidos o quanto sou “generosa” com relação ao que é bonito ou não. Estou totalmente ciente da minha fama de exagerada… especialmente no modo de falar, cheio de hipérboles ahha! Quando algo me parece bonitinho, posso até soltar um “nossa, que lindo!” no lugar.

De qualquer forma, sempre me peguei pensando de onde surge o “padrão de beleza”. A gente sabe que esse padrão não é fixo, ele muda (lembram da Renascença, quando bonito era ter formas gorduchas, pois significava que a família da referida mulher era rhyca?!). Porém, não vou pautar este post na “história do padrão de beleza e sua ‘evolução’ (ou seria ‘involução’?)”

“A Alegoria da Primavera”, de Botticelli. Esse era o padrão de beleza da época.

O que às vezes me dá agonia, de verdade, é, ao me deparar com publicações de moda e/ou beleza, notar uma super valorização do padrão de beleza nórdico. Incrível é ser magra, loira, alta, com cabelo perfeito e pele maravilhosa. Com olhos claros, de preferência. Né?! Inclusive aqui no Brasil. Ô contrasenso!

O padrão de beleza imposto parece que tem fomentado a (re)produção em série. Cada vez mais noto algumas mulheres parecidas com as outras, tipo “mais do mesmo”. A mesma cara, a busca pelo mesmo shape, pelo mesmo tipo de cabelo. Barbies wannabe.

Editorial GQ alemã… esse Ken tá uma louca! kkkkkkkk

Não estou condenando quem corre atrás de recursos para ficar mais bonita. Até porque, quem sou eu, né gente?! Já fiz algumas várias coisas buscando estar cada vez melhor. E realmente acho que o bem-estar é fundamental nesta vida, se olhar no espelho e amar o que vê (lembrando que isso tá bem mais relacionado do que vem de dentro pra fora).

Sim, eu freqüento a academia (oi, K2!), malho com personal trainers (oi, Lili e Karl Romariz ♥), vivo de olho na alimentação, faço tratamentos estéticos (oi, Estética!) e vou semanalmente – no mínimo – ao cabeleireiro (oi, Gavazzi ♥).  O que estou defendendo aqui é a busca “pela melhor versão de você mesma” (Torquatto falou isso num evento do Boticário e nunca mais esqueci) e não “pela versão em série”.

Gente, essa coisa de padrão de beleza é muito chata!!! Que mané querer ficar igual a todo mundo, ô! Tão last season! Bonito mesmo é a beleza particular! Eu mesma amo pequenos defeitinhos! Acho bonitinho o famoso gap teeth (dentinhos separados estilo Georgia Jagger), um leve estrabismo, um nariz diferente.

E com relação aos homens isso também existe, viu?! É muito músculo, por exemplo! Ah… homens musculosões eu não curto. Aquela beleza muito plástica também não. As pessoas querem me matar quando afirmo que acho o Gianecchini beeem sem graça kkkk! Lógico, ele é um gato, mas pra mim parece um boneco.

Enfim… precisava colocar isso pra fora, até porque já cansei de testemunhar pessoas tecerem comentários bem cruéis com relação às outras, somente pelo fato delas não estarem dentro do padrão de beleza vigente. Que mundo louco, né?! Onde foram parar nossos valores mesmo?!

E vocês, o que acham disso?! ;)

Curtiu?
  • Rose Cristine

    ARRASOU, Karine!!

  • Lídia

    Mto bom esse post! Fechou!

  • http://www.twitter.com/fabi_malta Fabiana

    Concordo em gênero, número e grau Kaká! Essa coisa da busca “pela melhor versão de você mesma” é o que devemos ter em mente, e não perseguir padrões que a sociedade impõe e que se modificam ao longo do tempo… cada pessoa deve procurar estar bem consigo mesma e enxergar a beleza no outro sem preconceitos nem estereótipos… bjos!

  • http://www.buladaarquitetura.com bula da arquitetura

    O pior da Barbie como padrão é conseguir deixar o cabelo do tamanho e com o volume do dela!! hahahahah O melhor padrão é ser feliz!

  • Adriana

    Show, Kaká! Adorei! As pessoas estão pirando em busca desse padrão de beleza IMPOSTO pela mídia. Bom é estar bem com você mesmo, respeitar o próximo, as diferenças, ser leal… os valores realmente estão muito, muito deturpados. Beijos

  • Amanda

    Também tenho a mesma opinião que a sua. É ridículo a imposição de valores que a atual sociedade quer passar. Sem falar que caso vc não esteja adequadamente dentro do padrão de beleza, vc provavelmente será excluído de diversos ambientes, círculos de amizades etc.
    Bjs

  • Leandro Agas

    Tô contigo e n abro…em genero, grau e numero!

  • Sandra

    Muito bom!!!

  • Ana Lívia

    Acho que esses foi um dos posts mais interessantes que vc fez…. tirou até uma visão “equivocada” que tinha de vc. Gostei mesmo. E assino embaixo. Bjs

  • julianaM

    Nao gostei do post, falou falou enrolou, fez a media com patrocinadores e nao disse nd!
    Entrou em total contradição com outras coisas que vc falou gostar em outros posts. estou perdendo o encanto que tinha pelo blog. =/

    Apenas minha opiniao.

  • Kaká Marinho

    Juliana! Sério que a mensagem do post não chegou até você?!
    Que pena…
    Com relação aos patrocinadores, não é preciso fazer média… eles estão escancarados na seção “Le Mousse curte”, do lado direito da página.
    Eles acreditam e apoiam o projeto e nós temos um acordo.
    Natural, né?!
    Beijos e obrigada pela visita :)

  • Raphaela Melo

    Assino em baixo! Há
    Adorei o post, é um assunto que com certeza aflinge
    algumas pessoas. Esse tal ‘padrão de beleza” faz a gente pirar, pow por que não poder se aceitar como é?!

    Acho que um blog tbm precisa de assuntos como estes, entre outros, que podem deixar um blog que só era “descolaso, legal” se tornar um blog além disso tudo interessante

    Beijoo

  • http://www.twitter.com/Dickson_Correia Dickson Correia

    Concordo com suas palavras. A sociedade pós-moderna impôs um padrão de beleza quase inatingível. Alguns pessoas, hoje em dia, buscam a “perfeição” estética. E beleza é um assunto muito relativo, pois o que é belo para uma pessoa, não pode ser para outra e vice-versa. O que devemos é nos aceitar como somos e não vivermos em função de padrões impostos pela sociedade.
    .

  • http://tenhonemroupa.blogspot.com/ Sabrine Souza

    Kaká adorei o post acho digno as bloqueiras de moda,tratarem desse assunto, tanto que tratei do assunto no blog !

    http://tenhonemroupa.blogspot.com/2011/05/e-gordinha-mais-e-gostosaaaaa.html

    Bjus !